Conheça as causas da candidíase

Conheça as causas da candidíase

Em “Conheça as causas da candidíase” vamos lhe explicar tudo sobre esse problema que afeta muitos homens e mulheres. Apesar de não ser um problema raro, a candidíase ainda desperta muitas dúvidas.

Como você já sabe, a candidíase não é um problema que afeta exclusivamente a região íntima. Mas é nesse local que o incômodo chama mais a atenção, e acaba levando a consulta médica.

É importante que você conheça as causas da candidíase e entenda como se prevenir para evitar esse problema. Entre as mulheres, estima-se que mais de 70% da população sofrerá disso em algum momento.

Mas é possível adotar algumas atitudes que acabam diminuindo as chances de o problema aparecer. E é sobre isso que trataremos nesse artigo.

Conheça as causas da candidíase: saiba como é possível evitar o problema

Conheça as causas da candidíase e tratamento definitivo

O corpo humano é cheio de fungos e bactérias. Alguns deles, inclusive, são essenciais para o funcionamento do organismo. Mas quando acontece uma alteração na quantidade de fungos, pode-se ter algumas reações.

E é justamente isso que causa a candidíase. O fungo responsável por esse quadro é conhecido como Candida Albicans. Quando acontece um aumento exponencial na comunidade de fungos, os sintomas surgem.

Geralmente o seu organismo trabalha sozinho para manter o devido equilíbrio, evitando assim que os fungos se tornem um problema.

Mas quando você não tem o devido cuidado, pode contribuir para o aumento, e com isso o corpo não dá conta de manter tudo sob controle.

  • Conheça as causas da candidíase mais comuns:

Como falamos, existem alguns cuidados que você pode tomar para diminuir a recorrência de candidíase. Conheça as causas da candidíase mais comuns, e saiba como evitar o problema.

  1. Antibióticos:

Quem está passando por um tratamento médico a base de antibióticos pode sofrer com candidíase. O consumo desses medicamentos acaba alterando os níveis de bactéria, e prejudicando o sistema imunológico.

Isso facilita o aparecimento de fungos, inclusive do Candida, o que resulta em um quadro de candidíase.

  1. Diabetes:

O aumento do açúcar no sangue também faz com que cresça o número de fungos, e com isso surge o quadro. Inclusive, a candidíase pode ser usada como sintoma para indicar a diabetes, já que essa é uma doença silenciosa.

Como o estresse e a higiene pessoal podem afetar o seu corpo?

Para que você Conheça as causas da candidíase vamos abordar um assunto em especial: higiene. A higiene inadequada é uma das maiores vilãs para o seu corpo.

  • Mantenha o corpo limpo:

Lave muito bem o seu corpo, principalmente a região íntima. Depois do banho, seque com cuidado, evitando qualquer umidade que possa favorecer o surgimento de fungos.

  • Roupas íntimas e toalhas:

As roupas íntimas também devem ser muito bem lavadas, e principalmente secas. Usar roupas úmidas pode causar irritação e também desencadear um quadro de candidíase.

Já as toalhas não devem ser compartilhadas. Também evite deixá-las no banheiro, onde existe uma grande proliferação de bactérias variadas.

  • Estresse:

O estresse também é importante de citar quando você espera que conheça as causas de candidíase. O estresse diminui o sistema autoimune, deixando o seu corpo pronto para diferentes reações.

E a candidíase, sendo uma doença oportunista, se aproveita dessa condição para se instalar. Por isso mantenha a calma, e tenha hábitos saudáveis.

  • Hormônios:

Qualquer desequilíbrio hormonal também pode resultar em uma candidíase. As mulheres sofrem isso durante o período menstrual, quando o corpo sofre com picos hormonais.

Em condições como menopausa e gestação também é mais possível sofrer de candidíase.

  • Doenças autoimunes e tratamentos:

Doenças autoimunes deixam o seu corpo frágil e sujeito a diferentes quadros. E nesse caso a candidíase pode surgir. O HIV é um caso em que os pacientes podem passar pela infecção dos fungos do tipo Candida.

Procure um médico diante de qualquer sintoma, e inicie o tratamento

Conheça as causas da candidíase e fique atento

É importante que você conheça as causas da candidíase e acima de tudo busque ajuda médica se identificar algum sintoma em seu corpo.

A candidíase tem tratamento muito simples, e quanto antes o diagnóstico for feito, mais rapidamente você poderá se livrar dos sintomas.

O médico poderá lhe indicar antifúngicos via oral ou em creme. Você deve seguir as orientações do profissional durante o período estipulado para garantir que a candidíase não vai voltar.

Que interrompe o tratamento antes do tempo pode sofrer com a doença ainda mais forte. Então mesmo que os sintomas desapareçam no meio do tratamento, continue por todo o período pré-determinado.

Falamos mais a respeito dessa questão em nosso artigo “Candidíase tem cura?”. Acompanhe mais esse conteúdo para obter toda a informação que você precisa.

Conheça as causas da candidíase, e tome todos os cuidados para evitar que esse problema afete o seu organismo. Mas caso aconteça, lembre-se que rapidamente você poderá se livrar dos fungos.

https://www.tuasaude.com/causas-da-candidiase/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/candidiase

http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/candidiase-2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *