Como identificar a candidíase em homem?

Como identificar a candidíase em homem e tratar

Como identificar a candidíase em homem? Essa é uma dúvida muito comum. Nas mulheres, os sintomas são mais evidentes, e também mais conhecidos. Mas quando acontece com os homens, não se sabe muito bem como perceber.

Na verdade, muitas pessoas nem sabem que essa doença também pode acometer homens. Na verdade, os fungos causadores da candidíase podem afetar qualquer parte do corpo, de qualquer pessoa.

Geralmente, no entanto, eles estão presentes na vagina, e por isso a candidíase vaginal é muito comum. Mas, também existem ocorrências no corpo do homem, inclusive no pênis.

Mas Como identificar a candidíase em homem? É justamente sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo, e esperamos que você aproveite todas as informações.

Como identificar a candidíase em homem? Descubra como prestar atenção nos sintomas

Como identificar a candidíase em homem

Essa é uma infecção que acontece quando o seu sistema imunológico está comprometido. Por exemplo, um portador de vírus como o HIV, ou ainda quem enfrenta um período de estresse pode contrair candidíase.

Mas Como identificar a candidíase em homem? O corpo masculino, assim como o feminino, reage de diversas formas ao fungo causador do problema. Os principais sintomas são:

  • Irritação na glande;
  • Rachaduras na pele do pênis;
  • Corrimento com aspecto parecido com sêmen;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Ardência para urinar;
  • Incômodo no contato íntimo;

Diante de qualquer um desses problemas, o mais indicado é contatar imediatamente um urologista. Esse especialista será capaz de lhe ajudar a identificar e tratar o problema.

Mas como é possível tratar o problema depois que ele aparece?

Depois de visitar o médico com os sintomas de candidíase, o homem provavelmente saíra do consultório já com um tratamento indicado. Geralmente, isso é feito com remédio ou creme antifúngico.

Essa medicação é capaz de eliminar o excesso de fungos que causou o quadro. Poderá ser administrada outra medicação para diminuir os sintomas.

Em alguns casos o médico poderá pedir um exame laboratorial mais completo, e verificar com cuidado a presença dos fungos nessa região.

  • Tem como prevenir a candidíase?

Depois de saber Como identificar a candidíase em homem, é importante também entender que esse problema pode ser evitado. Para isso, você deve seguir algumas dicas e mudar alguns hábitos.

  1. Fortaleça o seu sistema imunológico:

Mantenha uma vida saudável e equilibrada, fortalecendo o seu sistema imunológico através do consumo de alimentos como frutas e legumes, além de consumir muita água.

  1. Higiene:

Mantenha a higiene em dia. Tomar banho e limpar corretamente a região intima é essencial. Seque muito bem também, e use roupas limpas, secas e que permitam alguma ventilação.

  1. Use preservativos sempre:

A candidíase não está entre as doenças sexualmente transmissíveis, mas o fungo pode transitar de uma pessoa para a outra durante o ato sexual. Então use camisinha para manter relações.

No homem a candidíase só pode aparecer no pênis?

Como identificar a candidíase

Engana-se quem pensa que somente a região íntima está sujeita a contrair candidíase. Essa é uma infecção que pode aparecer em qualquer lugar do corpo.

No entanto, como o fungo aumenta em locais úmidos e quentes, as dobras estão sempre mais sujeitas a apresentarem o quadro. Por exemplo, axilas, pescoço, umbigos etc.

Ficar de olho em todas essas partes, e higienizar cada uma delas com cuidado é um jeito eficiente de evitar esse quadro tão incômodo.

  • Contraí candidíase, e agora?

Se você está lendo sobre Como identificar a candidíase em homem, é porque provavelmente está desconfiado de que está sofrendo disso. Antes de tudo, procure um médico.

E se esse for mesmo o quadro, não se desespere. A candidíase tem cura, e, na verdade é bem mais simples do que você imagina. Administrando corretamente os medicamentos receitados você terá uma melhora considerável.

Não tenha vergonha ou receio de buscar ajuda de um médico. Saiba que esse profissional está ali para lhe ajudar, não para questionar ou julgar.

Apenas seja honesto dizendo tudo sobre os sintomas que sente, e deixe que o profissional faça o exame em consultório conforme for necessário.

O tratamento da candidíase masculina é ainda mais simples do que a feminina, e o melhor é que o problema responde rapidamente ao tratamento. Ainda assim, use a medicação até o dia indicado pelo doutor.

Por que não posso interromper a medicação quando o sintoma passa?

O médico saberá lhe dizer qual o tempo necessário para não apenas acabar com os sintomas, mas sim eliminar os fungos. Se você suspende o uso antes, a candidíase poderá voltar em pouco tempo.

Depois da ocorrência, passe a cuidar mais de sua higiene pessoal e de seu corpo. Não compartilhe roupas e objetos íntimos, e sempre limpe muito bem tudo o que for usar.

Então, agora que você já descobriu “Como identificar a candidíase em homem?” leia mais sobre isso no texto “Homens: como saber se eu estou com candidíase? Como tratar?”, que traz um conteúdo complementar a esse.

https://www.tuasaude.com/candidiase-no-homem/

https://www.tuasaude.com/sintomas-da-candidiase-no-homem/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *